Ensino a Distância (EAD) - Estude com comodidade e no seu ritmo
O EAD, com um crescimento que chega a ser três vezes maior que o do modelo presencial, está se popularizando em todo o Brasil – principalmente nas regiões mais distantes do país.
O EAD é uma modalidade educacional que oferece a oportunidade de estudo para os alunos por meio do uso da tecnologia. Suas aulas e todo o suporte às dúvidas — e muitas vezes também as avaliações — são completamente ministrados pela internet.
A modalidade EAD vai ao encontro das necessidades de dois perfis bastante comuns, que muitas vezes se sobrepõem: pessoas que não possuem muito tempo livre durante o dia para frequentar aulas, seja pela rotina de trabalho ou em casa; e pessoas que enxergam o aspecto financeiro como principal entrave para realizar uma graduação ou outras modalidades de curso.
Isso o torna extremamente vantajoso para essas pessoas que buscam uma qualificação mas não dispõem do tempo necessário para frequentar as aulas presenciais. Por isso, o ensino à distância tem se tornado algo cada vez mais presente na educação e muitas instituições de ensino altamente renomadas têm investido nessa modalidade.
Por não estar presente em uma sala de aula, pelo menos não fisicamente, o aluno pode imaginar que estará sozinho em sua jornada de estudos. Isso não acontece no EAD, o aluno não está sozinho em seus estudos, sempre pode contar com suporte dos professores, tutores e da plataforma para tirar suas dúvidas e seguir firme em seus estudos.
Rotina de estudos e Interação
Mas ao mesmo tempo, o aluno do EAD precisa sempre estar atento, pois como é ele que planeja sua rotina de estudos, é extremamente importante que ele tenha disciplina. É preciso aprender a se planejar, já que o planejamento é o segredo para um bom aproveitamento no EAD. Com flexibilidade de tempo, o estudante precisa saber quanto tempo irá dedicar, por dia, a cada atividade. Sem isso, seu desempenho pode deixar a desejar.
Recomenda-se de 4 a 5 horas de estudo por semana (1 hora e meia por dia) para realizar os trabalhos extraclasse, aplicar o conteúdo de apoio e também fixar o que aprendeu em sala de aula. Contudo, o tempo nesse caso é bem relativo, já que cada aluno terá seu ritmo, então é preciso preparar um plano de estudos com todas as disciplinas que está cursando no período, além disso, listar todas as aulas e trabalhos, distribuindo bem o tempo para cada atividade.
Se você quer mais dicas para se organizar e melhorar seus estudos, cadastre-se aqui em nosso Blog e receba nosso E-book gratuito.
O EAD, por estimular a autonomia do aluno, busca torná-lo mais proativo para não ficar para trás na sua turma - caso haja turmas em seu curso, pois existem modalidades diferentes de qualificação e nem todas possuem formação de turmas - mas nesse caso, mesmo que o aluno seja mais tímido, o ambiente virtual lhe proporciona essa maior interação.
Aproveite esse tempo de interação, muitas vezes limitado, para ter contato com outros alunos, com tutores e professores, expondo suas dúvidas a qualquer hora do dia ou da noite, falar com colegas ou recuperar conversas mais antigas a qualquer momento.
Se você quer iniciar seus estudos nessa modalidade que já é há muito tempo uma realidade no Brasil e que crescerá ainda mais, conheça nossos cursos de Graduação, Pós-graduação, Técnicos e Profissionalizantes a distância. Entre em contato pelo Whatsapp, nós do IPE - Instituto Pinhalense de Ensino ficaremos felizes em tirar todas as suas dúvidas e auxiliá-lo em todo o seu processo de matrícula.



Comentários
Postar um comentário