O que é a Técnica Pomodoro?
A técnica Pomodoro, desenvolvida em 1988 pelo italiano Francisco Cirillo, é um método de gestão de tempo que pode ser aplicado para diversas tarefas, seja nos estudos, seja no trabalho.
O criador da técnica procurava uma maneira de aumentar sua produtividade nos estudos durante os primeiros anos de universidade. Para isso, ele utilizou um timer de cozinha para organizar suas tarefas.
Seu timer tinha o formato de um tomate (pomodoro, em italiano) e girava durante 25 minutos, emitindo um barulho forte ao final desse prazo. Nesse meio tempo, Cirillo se concentrava nas suas tarefas sem interrupções, mantendo-se 100% focado. Ao perceber os resultados satisfatórios, divulgou sua técnica em 1992.
Conforme o livro de Cirillo “The Pomodoro Technique”, a técnica foi criada para utilizar o tempo como um valioso aliado e realizar o que queremos fazer e do jeito que queremos fazê-lo. Além disso, capacita-nos continuamente para melhorar nossos processos.
Como ela funciona?
A técnica Pomodoro se baseia na ideia de que dividindo o nosso fluxo de trabalho em blocos de concentração intensa, conseguimos melhorar a agilidade do cérebro e estimular nosso foco. Em outras palavras, melhoramos nossa gestão do tempo e ficamos mais eficientes. Portanto, para colocá-la em prática você vai precisar de timer ou cronômetro para fazer contagem regressiva e de uma lista de tarefas.
Primeiramente, você deve fazer uma lista de tarefas que serão desempenhadas, como por exemplo, seu cronograma de estudos diário. Depois, basta dividir seu tempo em períodos de 25 minutos (chamados “pomodoros”) e trabalhar ininterruptamente em suas tarefas nesses períodos.
Quando o seu cronômetro apitar avisando que os 25 minutos programados já terminaram, você deverá parar tudo o que está fazendo e se afastar da sua mesa por 5 minutos. Portanto, utilize esse tempo para esticar as pernas, respirar fundo, fazer um pequeno lanche, ir ao banheiro, tomar água ou um café.
Após essa primeira pausa, você retornará às suas tarefas e repetirá esse ciclo por mais três sessões de 25 minutos, totalizando um total de três pausas curtas e 4 tempos de foco total, concentrando toda a sua energia e foco.
Ao término das quatro sessões de 25 minutos, você poderá fazer uma pausa maior, de 20 a 30 minutos. Esse intervalo entre os “pomodoros” são fundamentais para “oxigenar o seu cérebro” e aumentar a agilidade mental. Feito isso, o ciclo da técnica Pomodoro inicia-se novamente até o final do seu expediente de trabalho ou até você concluir todas as tarefas que você listou inicialmente.
Vale lembrar que essas medidas de tempo são apenas as sugeridas no método clássico. Nada impede que você encontre o seu próprio equilíbrio e período de descanso ideal.
Se você deseja iniciar seus estudos na modalidade EAD, conheça nossos cursos de Graduação, Pós-graduação, Técnicos e Profissionalizantes a distância. Entre em contato pelo Whatsapp, nós do IPE - Instituto Pinhalense de Ensino ficaremos felizes em tirar todas as suas dúvidas e auxiliá-lo em todo o seu processo de matrícula.



Comentários
Postar um comentário